quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RAZÃO E EMOÇÃO



Como separar a razão da emoção?
Vivemos em constante tensão. Sempre estamos sendo testados no dia a dia, na nossa vida cotidiana. Seja no trabalho, na família ou com as pessoas que convivemos, temos que saber sempre separar a razão da emoção.
Separar a razão da emoção nunca foi fácil e parece que cada dia mais, isso se torna mais complicado. Viver a emoção é sentir a flor da pele toda e qualquer sensação que nos leve a criar asas e voar ao encontro de nossos mais ousados desejos, sejam emocionais ou materiais.
Emoção é sentir-se livre das amarras da vida, viver intensamente cada momento como se fosse o último, porque nada na vida se repete, cada dia é único assim como nós, que somos insubstituíveis, na maneira de viver, pensar e amar.
É sentir o sopro de um vento numa manhã ensolarada, um arrepio de prazer tocar nosso corpo ao sentir um olhar ou um sorriso que nos agrade, é ver a beleza e a pureza de um sorriso de criança.
Emoção é sentir-se vivo a cada novo dia que amanhece trazendo com ele nossas expectativas e sonhos iluminados pelos raios de sol que tocam nossa pele e aquecem nossa alma. É apanhar uma flor, inspirar o perfume que dela emana e sentir-se inebriado com tão pouco, mas de um significado imenso.
Ah! A razão...
Esta é bem mais complicada. Ela quase sempre passa longe da emoção.
A razão nos faz ter bom senso, nos faz pensar antes de agir, nos leva a viver o lado sério da vida.
A razão é nosso elo com a realidade, nossos passos que devem ser corretos, é nossa consciência que grita, mesmo muitas vezes não sendo ouvida.
Viver tendo só o lado da razão é uma vida sem graça, sem paixão, porque a paixão vem junto da emoção. Assim sendo, temos que saber mesclar a razão com a emoção com o mesmo peso e a mesma medida, para que nossa vida seja bela como o céu azul, emocionante como uma noite de lua cheia, brilhante como as estrelas do firmamento e iluminada como um lindo dia de sol.
A razão é solo fértil e produtivo, se bem cultivado germina e dá bons frutos. A emoção é nossa alma que vê a luz no fim do túnel, mesmo que ela esteja apagada. A emoção não desiste nunca e está sempre querendo vencer a razão, porque ela vem do coração e assim sendo ela é dominadora e bela. Sem ela não amamos e não somos amados, porque sem emoção a vida não tem graça, é como ir à praia e não ver o mar!



Neusa Staut


02.09.2010

2 comentários:

  1. QUE MARAVILHA DE TEXTO EM MINHA QUERIDA???? ÉS DE VERDADE UMA MARAVILHOSA POETISA, ADORO DE CORAÇÃO PASSAR POR SEU CANTINHO.

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHA!! COMO SEMPRE EM TUDO QUE VC ESCREVE! Bj da Mel

    ResponderExcluir