segunda-feira, 17 de junho de 2013




UM GRANDE CIRCO CHAMADO BRASIL...


O circo está montado. Vai começar um grande espetáculo.
Atores nacionais e internacionais de diversas partes do mundo, já estão curtindo as belezas deste circo, que encanta os olhos de quem vê suas belezas naturais e seu povo hospitaleiro.

Os donos deste circo são pessoas poderosas que estão acima
de tudo e de todos. Vivem em mansões inatingíveis e de lá controlam tudo a seu bel prazer, mesmo que isso faça balançar as estruturas deste circo, que tudo tem para ser o melhor do mundo, mas, seus donos são astutos no poder, e assim mandam e desmandam enquanto a platéia apenas assiste a tudo e nada faz.

O circo já está pronto. Os atores principais, já estão preparados para dar espetáculo dentro da arena e assim fazer o povo se distrair por uns dias e para que se esqueçam da tirania imposta pelos donos do circo.

Porém, este circo tem uma particularidade única que o diferencia de todos os outros. Nos grandes circos, os palhaços são admirados e aplaudidos enquanto fazem palhaçadas para divertir a platéia cada vez que se muda de ato do espetáculo, neste aqui, tudo se inverte, a platéia somos nós, os palhaços!!

Sentados em cadeiras esdrúxulas, sem segurança nenhuma, os palhaços não mais conseguem rir, apenas assistem com olhos de quem nada enxerga o espetáculo horripilante imposto pelos donos do circo. 

Não há graça nenhuma, por isso os palhaços não se divertem, mas o grande circo não desiste, ele é persistente e mais e mais espetáculos grandiosos vêm pela frente. Afinal de contas, são milhares e milhares de dólares que serão embolsados por eles, enquanto os palhaços, ainda pagam para assistir os espetáculos passando a pão e água. 

Mas, pensando bem, neste circo os preços são todos pela hora da morte, e assim sendo, até mesmo o pão e a água está cada dia mais difícil de ser consumido.

Ah! Mas os poderosos da alta cúpula precisam de votos para lá estar, e assim, para continuar no poder, distribuem bolsas esmolas para a grande maioria miserável que não tem dignidade nenhuma.
São bolsas de todo tipo, não importa a razão dela, para os donos do poder estas bolsas só significam números. Não querem educar e preparar as pessoas mais humildes para que cresçam e tenham dignidade, para  assim ganhar seu próprio sustento. 

Não, isso não lhes interessa, porque gente inteligente e culta faz cobrança, e os ignorantes aceitam esmola e se vendem a qualquer preço.

Então hoje mais uma vez começa o grande espetáculo que une gerações inteiras de todo mundo, e enquanto a bola rola dentro do picadeiro e seus artistas tão ricos e poderosos quanto aos donos do circo, fazem sua parte, dando shows que faz o circo parar encantado por instantes, mas que nem de longe faz os palhaços esquecerem de sua real situação, e assim, eles continuam sem motivo nenhum para aplaudir o grande feito.

Este circo é imenso e rico apenas para os donos dele porque nele falta tudo, só não falta grandes espetáculos exorbitantes promovidos pelos seus donos, sem serem incomodados por ninguém. 
Falta saúde, educação, justiça, falta comida na mesa, falta atitude, falta entrosamento, falta respeito aos palhaços que dão um duro danado e não vê resultado nenhum, porque os altos impostos levam tudo embora.

Mas, as estruturas do circo estão começando a se abalar, os palhaços cansaram-se de ficar sentados na platéia, não querem mais ser palhaços, querem ser gente e serem respeitados como tal, e com isso, estão indo a luta unindo suas forças nos campos e nas ruas, tentando de alguma maneira driblar os mandos e desmandos da alta cúpula que está destruindo o grande circo.

Somos uma grande nação, temos tudo que as outras nações querem ter, somos gente trabalhadora, somos grandes artistas fazendo malabarismos todos os dias para sobreviver, somos gente que luta e que acredita que ainda há tempo de levarmos nossos filhos a assistir
grandes espetáculos que nos faça sentir orgulho de quem liderar e fazer prosperar esta nação tão bela e tão nossa!

Neusa Staut

Nenhum comentário:

Postar um comentário